12 de maio de 2010

Regras de conduta online



É muito importante que todos nós sigamos estas regras.

Nunca envie informação pessoal que lhe seja pedida por e-mail, nem via páginas Web. A informação requerida costuma ser algo como: n.º dos cartões de crédito, usernames, passwords (códigos de acesso), nomes.

Não deve seguir as ligações (links) de e-mails suspeitos. Se quiser mesmo aceder a um determinado site, introduza o endereço da entidade referida no e-mail e navegue a partir daí.

Em caso de dúvida, contacte a entidade para confirmar a veracidade do e-mail, mas nunca use os contactos indicados no e-mail. Faça-o da forma que costuma fazer habitualmente.

Desconfie de e-mails impessoais que se dizem de uma entidade com a qual mantém relações, seja um site de e-Commerce ou uma instituição financeira. Normalmente os e-mails destas entidades dirigem-se ao cliente pelo nome, como "Exmo. Sr. Alexandre Figueiredo" e não por "Caro cliente". O objectivo dos e-mails fraudulentos é precisamente obter informação pessoal sobre si, pelo que nem sempre conhecem o seu nome.


Certifique-se que o seu browser está actualizado. Em particular se possui software Microsoft, como o Internet Explorer, dirija-se a http://www.microsoft.com/security/


Não devem abrir-se mensagens electrónicas de origem desconhecida, nem aceitar-se documentos e/ou arquivos provenientes de desconhecidos ou que tenham uma origem pouco fiável.



Mantenha o computador seguro. Ter um sistema operativo e um software de protecção actualizados, com antivírus, anti-malware e firewall, é importante para estar protegido.


Nunca memorize os dados pessoais em um computador público. Evita o acesso aos seus dados a terceiros.

Altere regularmente os seus códigos de acesso. Caso o sistema o permita, defina palavras-passe com letras e números e caracteres especiais. A password fica mais "forte".

Aqui temos um videos que nos alerta para vários perigos:






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